Quinta-feira, 7 de Maio de 2009

OS MAMUTES PODERÃO REAPARECER NA YAKUTIA.

OS MAMUTES PODERÃO REAPARECER NA YAKUTIA

O Governo da República da Yakutia (Sakha), no Noroeste da Rússia, procedeu à realização de um projecto fantástico que tem como objectivo a criação do primeiro do mundo parque do período glacial. As autoridades já reservaram um enorme espaço de terra nas margens do rio Kolima, a ser habitado por animais do período glacial. A atracção do parque será um clone de mamute a ser reproduzido, segundo as expectativas das autoridades da Yakutia, por cientistas japoneses com base no ADN de um fóssil de mamute, encontrado por uma expedição russo-japonesa nos distritos de Abíisk e Ust-Iánsk daquela república.

A mais recente expedição encontrou no solo gelado duas pernas daquele mamífero pré-histórico em estado perfeito de conservação. Os cientistas esperam encontrar no tecido congelado do elefante pré-histórico células vivas, que poderão ser utilizadas como material para a clonagem. Em caso de sucesso da experiência dos biólogos japoneses clones de mamutes poderão, no futuro, reaparecer nas margens do rio Kolima: os japoneses prometeram transferir algumas espécies para sua terra histórica, a Yakutia.

Os fósseis encontrados no início de Agosto último no distrito de Ust-Iánsk, têm a idade aproximada de 20 mil a 40 mil anos. Actualmente, encontram-se num congelador do Museu Mundial de Mamutes da Yakutia. Este outono, os cientistas procederão à detecção de células vivas. Até o início da pesquisa, os cientistas japoneses das Universidades de Kinki e Tifu, que financiaram a expedição e participaram na busca de fósseis, deverão obter uma autorização especial do governo russo para a saída do país de amostras do tecido com o objectivo de pesquisa e clonagem.

No entanto, dezenas de anos vão passar desde o descobrimento de células vivas nas fibras de uma perna do mamute de Ust-Iánsk, em caso de sucesso das experiências dos cientistas japoneses, até o momento em que o mamute clonado poderá pisar o solo da Yakutia. Mesmo assim, o governo desta república russa já se prepara para receber a primeira espécie clonada e para hospedá-la no parque glacial, no curso inferior de Kolima. Até o momento de chegada do clone de mamute, já haverá ali um grupo de outros animais. Os cientistas descobriram que, no período glacial, o território da Yakutia era habitado, além de mamutes, por bisontes europeus, bois almiscareiros e castores, que partilhavam a sorte com os mamutes. Há poucos anos, os bois almiscareiros vieram à Yakutia de Taimir e já estão produzindo crias. Os castores de Tiumen também deverão adaptar-se bem no curso inferior do Kolima. Atualmente, o governo negoceia com o Canadá a compra de bisontes para o parque glacial. As conversações estão a cargo do Presidente de Yakutia, Viatcheslav htirov.

Qual é a opinião de cientistas a respeito deste projecto fantástico?

Leonid Korotchkin, professor e especialista na área da genética, embriologia e neurogenética, membro da Academia de Ciências da Rússia, considera que uma experiência similar dificilmente poderá ser coroada de êxito. Mesmo no caso do descobrimento de células vivias, restam dúvidas quanto ao estado de seu núcleo e quanto à mãe adoptiva. Além disso, a esperança de vida de todos os animais clonados é muito baixa. Mesmo se o mamute clonado não morrer nos primeiros dias de vida, dificilmente poderá sobreviver na região de Kolima. O cientista destaca que os debates sobre a clonagem de animais fósseis prosseguem há muito tempo. No entanto, até a presente data, não houve registros de experiências análogas bem sucedidas. Em termos gerais, o cientista avalia apenas a finalidade prática do problema da clonagem: a clonagem tem importância crucial para a ciência fundamental, mas não tem sentido como fenómeno de divertimento.

RIA "Novosti"
tags:
publicado por Admin às 22:13
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.últ. comentários

Este link não funciona. Por favor, coloque um novo...
cria um novo link por favor
http://youtu.be/jb3FvmaWtRo
Meu sonho è ter sexo com ela...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Si quieren ver mas de ella visiten: http://bootyc...
adoro documentarios !!!show de bola esse blog !!!!...
eu saquei o jogo mas nao consigo jogar, ele foi te...
em 1º lugar, para os que tem o minimo de conhecime...
blogs SAPO

.subscrever feeds